quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Equilíbrio dinâmico

Lembram-se que falei que tava economizando minha sorte há um tempo atrás?! Pois é, tava mesmo. De repente em uma semana minha sorte explodiu. Mas foi uma explosão tão forte que quase esgotou minha reserva hehehe.... Nas semanas seguintes aconteceram as mudanças (que falei no outro post) e as reflexões derivadas delas. Houve um momento em que já não diferenciava azar ou sorte. Essas definições dependem do tempo. Há vezes que acontecem coisas na nossa vida que não entendemos o porquê, mas no futuro ficam claras.

Ia falar de uma coisa aqui, mas acho melhor fazer um post só pra isso... assim não desvio (mais) o foco desse texto. Enfim,...

Até umas 3 ou 4 semanas atrás buscava um equilíbrio estável, tipo, se fizermos uma representação gráfica ele seria uma reta. Uma reta alta, acima do ponto “0”, extremamente racional. Durante muito tempo ignorei um lado importante do ser humano: a emoção. Conclusão, durante muito tempo tive a ilusão de estar próximo do equilíbrio que tanto busco. Por vezes deixei de falar o que pensava ou sentia em nome da razão... Até que conheci uma pessoa que me fez ponderar essa postura e refletir (muito).

Daí pensei “Cara, isso tá errado! É contra a natureza humana. Tenho que repensar meus conceitos...” (que nem eram meus, mas tinha adotado...) Em algum momento no passado interpretei mal certos conceitos. Agora (acho que) posso compreender melhor isso:

A razão é a propriedade humana responsável por nos manter equilibrados, não deixando que nossa emoção nos torne cegos e ignorantes. Porém ignorar a emoção também não é o caminho, nem sinal de sabedoria. A sabedoria consiste em reconhecer nossas emoções, saber que elas existem e saber (por meio da razão) o que fazer com elas. O equilíbrio não se dá numa linha reta, mas sim numa oscilação entre nossas virtudes, como uma onda: alto-baixo-alto-baixo-alto.......

Ah!!! Pra quem acha que esse par de Ases aí do lado (===>>>) é só enfeite, não se engane! É uma representação desse equilíbrio.

Estive cego durante um tempo, extremamente racional. E ainda tô muito longe de enxergar perfeitamente as coisas... muito longe.... Mas só a busca já vale a pena.

Vô terminar plagiando as palavras de Michael Corleone quando estava no hospital após ter um ataque cardíaco (no terceiro filme). A ex-esposa foi visitálo e ele disse:

- Quanto mais velho fico, mais sábio fico.
- Você é sábio agora? – pergunta a mulher.
- Não. Serei sábio quando morrer...

Genial, né?!



PS: Há muito tempo um sensei meu me disse “O coração tem razões que nem a razão explica”. Sábias palavras que achei que tinha entendido. Mas só agora entendo de verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário