sexta-feira, 5 de junho de 2009

Reflexão sobre a Sorte

Antes de entrar no assunto do post...
Reitero que o blog não será de facto um diário. Por isso que há um espaço considerável entre o primeiro post e este. Mas, é claro, se não tivesse esquecido umas idéias aí ao longo da semana teria mais coisa aqui... A única que lembro diz respeito à minha memória. Mas essa só vô botar depois...


Há umas duas semanas percebi que minha sorte estava meio inativa. Costumo ter sorte com coisas corriqueiras, por exemplo: matar aula no dia que o professor não vai, não ter que esperar ônibus ou elevador da UERJ, encontrar pessoas por acaso, enfim, pequenos detalhes que fazem meu dia fluir bem. Mas as coisas não tem enveredado por esse caminho. Muito pelo contrário: estou numa maré de azar...

Só tive certeza disso nesta semana, na terça-feira, para ser mais preciso. Havia marcado com uma galera da faculdade pra ver "O Poderoso Chefão", que é um dos melhores filmes da praça. Pedi ao meu amigo e companheiro de treino Trovão (esse é o nome dele mesmo), a quem chamo fraternalmente de Consigliere (por causa do filme, é claro) que me emprestasse o DVD para a exibição no CA de artes. N'outro dia chega ele:

- Aqui, Padrinho, o DVD.

Notei que a mídia não era a mesma de outra ocasião, quando ele m'emprestou a primeira vez:

- Ué, Consigliere?! Esse CD é diferente...
- É outro. Mas tá bom!

Não questionei tal afirmação. Afinal - além da confiança no Trovão - estavamos tratando de DVDs genéricos e, portanto, não fazia tanta diferença...

Cheguei na UERJ na terça, encontrei a Giovanna (minha nova amiga lá do instituto, joga poker) que me ajudou a marcar o filme e chamar as pessoas. Fomos arrumar a sala. Com tudo arrumado falei "melhor testar o DVD!". Quando botamos o filme, a surpresa: "Cadê o cabo de vídeo?!"

Mas isso não é problema quando o cara é boa praça... Arrumei um cabo lá e liguei no DVD. Logo em seguida, como era hora do almoço, a gente (a turma) foi comer.Nosso almoço foi rápido, pra dar tempo de ver o filme todo antes do meu treino, afinal são 3 horas de filme...

Quando todos se acomodaram ansiosos, ou melhor, ansiosas (pq só tinha mulher lá, nenhum amigo meu pode ir nesse dia...), fui lá botar o DVD... .... .... .... ..... .... .... .. .. .. .. .. :

- O que houve, Luis?!
- ... (vô matar o Trovão...)

O DVD não rodou!!! Fiquei com mó cara de tacho.... Mas - não sei se por azar ou sorte - Giovanna tinha levado um filme, "Amelie Poulain". Assisti o filme com mó pé atrás e desapontado por não ver o Poderoso Chefão. Claro que as meninas adoraram. Mas devo admitir que o filme é técnicamente bem feito... Minha amiga Helena (pessoa distinta, com objetivos nobres) disse, numa rápida análise: "você só tá assim (de birra) porque não viu o filme que queria..."

Depois desse facto tive certeza: tô numa maré de azar...
Devo estar economizando minha sorte para algo muito grande. O próprio Trovão economizou a sorte dele... por 7 ANOS!!! Meu amigo Arthur (da UERJ, que alguns de vocês devem conhecer) economiza a dele desde que nasceu!!! (tô até pensando em fazer uma série só pr'ele aqui no blog, as histórias são muito boas)

Horas mais tarde, quando já estava quase dormindo, pensei: "é... até que o filme não foi ruim..."
Daí veio uma série de pensamentos que me levaram a questionar se estava mesmo com azar. Tive um bom dia lá na UERJ, arrumei a sala do CA (que tava precisando disso) com a Giovanna, passamos por algumas pequenas aventuras nesse processo de organização, me diverti, vi um filme ...bom (pronto! dei o braço a torcer...), passei a tarde muito bem acompanhado, enfim...

Cheguei a conclusão de que a maré de azar é só um tempero pra vida. Se tudo fosse fácil/perfeito, duvido que teria alguma graça. Imaginem um jogador que só recebe AA (par de ases) na mão, não ia ter graça. Devemos comprender que as coisas têm um equilíbrio. Nesse caso, os extremos são sorte e azar. Às vezes nos preocupamos tanto com o que não temos que esquecemos de dar valor àquilo que temos.

Depois de ler isso pense: Você tem azar ou sorte?!

...Eu tenho os dois!



PS: Não esperava que o post ficasse tão grande, vô dar uma resumida nos próximos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário